sexta-feira, 11 de junho de 2010

Parece brincadeira mas é sério

Por Carol Carvalho

Apesar de se mostrar muito divertida e ANIMAda, a São Paulo Fashion Week é na verdade um evento de extrema seriedade organizacional e financeira, movendo diferentes áreas da economia, da industria da comunicação e da sustentabilidade a cada edição que acontece.

Neste momento, os corredores do prédio da Bienal em São Paulo, produzidos especialmente por Julia Petit para o evento, trazem uma cara nacionalmente conhecido, com imagens que revelam o nordeste brasileiro e sua rica cultura através de grafismos dos artistas dos blocos afro de Salvador. Além disso, temos ainda os cataventos, que sopram alegria aos visitantes e a roda gigante montada bem no meio da Bienal, reavivando a alma infantil e animada que carregamos dentro de nós

Diante dessas imagens pensamos então, interessante, eles reconstroem um lugar, despendem uma grande bagatela financeira, mobilizam milhões de profissionais, tudo isso para que? Pois bem, nada é realizado se não pode trazer resultados positivos aos envolvidos não é mesmo? Por isso é que o SPFW é o maior evento de moda de São Paulo e um dos mais estruturados do mundo, trazendo a cada edição, em média, 150 compradores internacionais, representantes de grandes redes de varejo oriundos da Europa, Estados Unidos, Oriente Médio, Índia e América Latina, além da média de 2.100 jornalistas nacionais internacionais que vem divulgar o trabalho árduo e as idealizações das marcas brasileiras.

Isso movimenta não só o mercado nacional, mas também difunde nossa forma de trabalho, nosso perfil criativo e as diversas possibilidades que o Brasil pode oferecer em escala mundial. São investidos, em média, R$ 8 milhões a cada edição do SPFW. Nesta edição o valor é o maior de todas: aproximadamente R$ 13 milhões de reais, para que tudo fique estruturado e possibilite a realização de 39 desfiles com a participação de aproximadamente 350 modelos e a atração de 1,8 milhão de pessoas.


Diante disso, o evento consegue impulsionar pelo menos R$ 1,8 bilhão em negócios relacionados direta e indiretamente a ele, gerar mais de 5.000 empregos diretos e indiretos, popularizar a moda brasileira e disseminá-la no mundo, além de gerar um movimento extra no setor de turismo de São Paulo, já que proporciona um fluxo de mais de R$ 85 milhões, os quais correspondem à movimentação direta em virtude de receber um público de aproximadamente 100 mil pessoas, sendo que cerca de 38 mil destes são turistas nacionais/internacionais.


As grifes e estilistas que atualmente compõem o SPFW investem nos desfiles cerca de R$ 7,5 milhões por temporada, impulsionando uma rede virtuosa de desenvolvimento, emprego e negócios.

Os principais grupos de comunicação do País também são parceiros do SPFW. Anualmente, são investidos R$ 19 milhões em permutas de espaços publicitários e horas de programação relacionados ao SPFW.

A indústria brasileira da moda reúne 30.000 empresas, movimenta US$ 50 bilhões/ano e emprega 1.700.000 de brasileiros. É hoje um dos principais setores que devem receber atenção do governo federal para criação de empregos e investimentos, sendo responsável por 17 por cento do PIB da indústria de transformação no país.

Resumindo, o tema é de brincadeira, mas a coisa é séria mesmo e deve ser considerada, afinal apesar de parecer uma realidade alheia a nossa, fazemos parte deste processo, e como todos que estão dentro dele, devemos nos beneficiar da nossa fatia do bolo, independentemente se o retorno será financeiro ou intelectual. Vamos aproveitar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário