terça-feira, 15 de junho de 2010

Orgulho em ser brasileiro


Por Carol Carvalho

Hoje foi o dia mundial do amor a pátria, da troca áurea de vibrações entre o povo e seu país, ou será amor ao espaço próprio, a bebedeira, a um dia a mais sem trabalhar; amor a si próprio? Pois é, enquanto passei, como todos os brasileiros no dia mundial do orgulho verde e amarelo, duas horas na loucura do trânsito para ver a partida entre Brasil e Coréia do Norte, fiquei mais uma vez pensando sobre a mobilização de milhões de pessoas em prol de um único objetivo, o jogo do Brasil. Ai pensei mais ainda na loucura de estar em meio a milhões de carros que ansiavam pela chegada ao seu clã para assistir a partida e celebrar a vitória nacional, chegando a pergunta: mas afinal, que vitória é essa?

Não que eu ache que todos devessem esquecer a Copa e ficar horas a mais no trabalho, afinal eu mesma sai as duas da tarde, mas fico admirada com a mobilização de todas as pessoas em prol da torcida pela bola do Brasil, o que nunca acontece à favor de coisas essências para o Brasil, como a melhoria dos políticos, melhores condições de vida, evolução econômica, entre outros fatores que continuam em baixa escala no nosso país, fatores estes que interessam a um benefício do coletivo, não da sua família dentro da sua casa na frente da TV.

Ai então que mora o problema, será que só conseguimos pensar em resultados que tragam benefício próprio? Infelizmente dentro do meu carro, sozinha em meio à loucura do trânsito, conclui que sim. Simplesmente toda a cidade, individualmente se movimentou no mesmo horário a lugares muito próprios com interesses mais próprios ainda, passando por cima de carros e pessoas e finalmente vibrando por uma partida de 2 a 1 entre o improviso e a muralha da ditadura, que no final de tudo só nos trouxe mais uma oportunidade de sermos brasileiros, ou melhor, de sermos um só brasileiro, com meio dia de trabalho, muita cerveja e placar com saldo positivo depois de muita luta com o esforço da última hora. Seja brasileiro também e tenha orgulho sim do que somos, temos e podemos ser, isso sim é motivo de orgulho!

Um comentário:

  1. Concordo plenamente com seu pensamento e me sinto muito triste em não conseguirmos esta união de todos para as coisas mas importantes que uma simples partida de futebol.
    Cid

    ResponderExcluir