segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Idas e vindas - A roda viva sempre continua



"E hoje, depois de três doses de Black Label e umas duas de vinho, a gente pensa nos caminhos e descaminhos dessa vida. Perto dos 30 anos, me pintou uma acachapante noção – inédita, no meu caso – de que a vida real não tem Control + Z. Há dez anos, eu poderia dar roll back se tudo estivesse dando errado. Aos 30, você toma grandes decisões na vida que vão te influenciar até o fim dela. Você tinha dez caminhos diferentes pra seguir, e adoraria seguir todos, mas só pode ter um. E, ao escolhê-lo, o negócio é esquecer de que está perdendo os outros nove, sob o risco de broxar no único que de fato vai viver.

E pra completar a ciranda, às vezes surge uma Roda Viva que, como consolo, te dá a certeza de que por ela passaria se escolhesse absolutamente qualquer um dos caminhos e que vai fazer da tua vida um hiato momentâneo – e que hiato, amigo." Por Fernando Vives | em escritos bêbados, filosofia série b


Pela primeira vez estou começando um post com palavras que não pertencem ao meu banco de criações mas que com certeza serviram de alimento para idéias e principalmente como resposta para alguns questionamentos dos últimos tempos.

A praticamente três semanas voltei à uma realidade que estava fora da minha vida a sete meses, os quais, apesar de representarem um curto espaço de tempo, foram capazes de mudar uma história. Digo isso porque desde que sai e voltei a minha vida e a das pessoas que fazem parte dela se transformaram e me fizeram entender que realmente crescemos e somos pessoas com grandes responsabilidades e significados, somos adultos com quase 30 que precisam de uma carreira, uma casa, um parceiro, conhecimento... entre outras características que simbolizam o verdadeiro perfil dos 30 anos.

Mas ai quando pensei nesses 30 não tive como não voltar aos 12, 13, 14, 15... retornei ao passado e pude ver quantas coisas vivi, quantas perdi, quantas ainda preciso passar e quantas conquistei...

Comecei a  experiência "voltando atrás" quando cheguei e reencontrei pessoas e seus pedaços de energia, depois passei pelo momento rever capacidades e organizar as conquistas trazidas na bagagem e por fim encontrei um baú de memórias com palavras da minha adolescência  e daqueles que fizeram parte dela me ajudando a ser e entender quem sou hoje... Com tudo isso não tive como não pensar nas minhas escolhas, no meus caminhos e em quem sou agora, nos quase 30.

Como vocês podem imaginar ou vivenciar, isso não foi uma situação muito fácil mas depois de muito refletir, discutir, nutrir e por fim receber este texto percebi que não adianta nada pensar em tudo isso e muito menos querer entender a vida só porque está nos 30 anos, o importante na verdade é saber pelo menos quais dos todos caminhos possíveis você escolheu e segui-lo com muita vontade, não perdendo tempo, não poupando sonhos, não calando desejos...não tendo medo, porque isso atrapalha os 10, os 15, os 20, os 30 e todos os bons momentos que poderíamos estar vivendo agora, por isso, como disse o meu filosófico amigo do inicio, faça parte da roda vida que é viver e deixe as coisas acontecerem, assim todos os anos vão ser os mais importantes, maduros, responsáveis e principalmente os mais felizes da sua vida. 


4 comentários:

  1. É isso Carol, o passado só deve vir para o presente para que possamos compreender alguns fatos e devolvê-lo para o lugar e isso é imprecindível. Portanto não importa a idade cronológica, e sim a construção no tempo exato, e nesse tempo exato, o agora é o momento de realizações de decisões de conquistas. Um exemplo clássico desse tempo é eu ter iniciado a Faculdade de Psicologia, aos 40 anos e tê-la terminado aos 45 e a 13 anos estar trabalhando nisso, com 18 anos era um sonho, hoje posso dizer é uma realidade. Banir o medo é muito importante, sustentar os nossos desejos é um passo decisivo...bjs

    ResponderExcluir
  2. Muito bom!!! Não vou dizer que entendi a integra do nosso "amigo Fernando", esse de quase trinta! de prima. Tive que ler uma, duas, unir com a terapia de bar, e o q estou lendo agora pra poder capitar o q o Dinas e vc me falaram ontem, tudo faz muito sentido, além das belas palavras retiradas, + tbm o encorajamento de um Novaes em nossas vida, faz toda diferença!!!
    Bjus
    EU

    ResponderExcluir
  3. Lindo post! Estou mto contente q vc tenha voltado bem e principalmente q esteja fazendo um balanço da sua vida. Estou curiosa e ansiosa pra reencontrar vc pessoalmente. Espero que eu possa ajudar um pouquinho nessa sua nova fase! bjs

    ResponderExcluir
  4. Carol, como você cresceu! Não te vejo com quase 30 e já uma mulher totalmente adulta! Sabe, como te falei certa vez nada é por acaso, tudo tem sua hora e seu tempo! A vida é rara, aproveite cada momento!

    ResponderExcluir