segunda-feira, 25 de outubro de 2010

O QUE É A PORRA DO SISTEMA?


Por Carol Carvalho

A última vez que estive por aqui fiz uma promessa a meus (e)leitores aproveitando o clima político do ambiente para “prometer e não cumprir”, já que demorei mais que duas semanas para publicar uma nova idéia. Independente disso, acho que o tempo foi favorável as minhas reflexões, pois com ele consegui passar por novas experiências que me proporcionaram a construção do que lhes apresento hoje.

Apesar de parecer algo que já estamos cansados de ouvir, o meu assunto se tornou novo aos meus olhos depois do que passei e, acredito eu, pode se tornar ainda mais diferente quando pensarem nele no contexto de vocês.

Estou falando de SISTEMA. Pois é, uma palavra de múltiplos significados que no fundo no fundo nos revela uma construção desenvolvida e composta por pessoas que seguem um padrão e constroem, julgam, trabalham ou roubam de acordo com ele.

Sendo assim, querendo ou não, todos nos utilizamos ou fazemos parte de um SISTEMA para desenvolver as coisas da nossa vida, pense bem... Para nascer você precisa fazer parte da sistematização de um hospital e das leis do seu local de nascimento e assim se tornar alguém, depois para crescer e evoluir você entra no sistema educacional, que por sua vez te coloca no sistema de ataque de amigos juvenis, uma fase ótima da vida onde você aprende que as palavras realmente tem poder. Ai, quando você se torna um adulto, o que parecia simples se transforma em algo muito pior, pois agora você faz parte do sistema de sobrevivência, tendo que se adaptar e aceitar o maior de todos os sistemas.

E é ai que começam os problemas, pois a partir do momento que o sistema te forneceu oportunidades de compreendê-lo, porque não então contrariá-lo? Ótimo, tudo resolvido então, vamos juntar nossos conhecimentos e lutar para alcançarmos um sistema benéfico a todos, mas como?

Infelizmente essa é a questão que todos nos desenvolvemos e não conseguimos responder, afinal esta porra de sistema foi construído de forma tão antiga e inteligente que não conseguimos penetrá-lo a ponto de conquistar uma transformação, surgindo ai a minha maior frustração, que quero dividir aqui com vocês e tentar buscar uma solução, nem que seja em tempo indeterminado, só para me sentir um pouco mais capaz.

Tenho uma frustração que me trouxe até aqui e gerou a minha necessidade de respostas... A uma semana fui abruptamente tolhida por uma espécie de sistema de avaliação, tendo que transformar todos os meus planos por conta da opinião de uma pessoa que julgou a minha idade, a minha aparência e a minha profissão. A partir daí, passei a me questionar até que ponto somos livres, quanto de democráticos temos e como o sistema comanda as nossas vidas. Não bastando tudo isso, fui ontem ao cinema e assisti ao filme Tropa de Elite 2, ai não teve jeito mesmo a minha única alternativa foi odiar fielmente a organização do sistema e me frustrar ainda mais com a nossa impotência.

Apesar de bem no inicio o filme avisar que a história é uma ficção, temos plena certeza que todos os fatos são parte de uma realidade muito nojenta da qual fazemos parte e que foi sistematicamente construída para fazer pessoas ganharem dinheiro as custas dos que não tem, gerando problemas cada vez maiores e mais distantes das nossas capacidades, problemas tão reais, que por coincidência caem na nossa vida e só ai passamos a refletir sobre o que esta acontecendo acima da nossa casa, dos nossos amigos e da nossa balada.

Estou realmente indignada com tudo o que vi e com a nossa falta de sistema para combatermos tudo isso, por isso resolvi então escrever este texto e tentar fazer um milímetro da minha parte, lembrando que o grande dono de tudo isso é o grande sistema político, que apesar de forçosamente, faz parte da nossa decisão e que devemos mesmo pensar com real verdade para decidir, afinal esse, por enquanto, é o único momento que podemos influenciar e mudar em âmbito nacional alguma coisa nessa porra que conhecemos como SISTEMA.

OBS. Devo revelar que pelo menos uma pequena resposta já conquistei, afinal assistir a um filme que critica o sistema no momento em que estamos tomando decisões sobre ele é uma grande conquista!

TROPA DE ELITE 2 – O INIMIGO AGORA É OUTRO

Ficha técnica:

Produção: Zazen produções

Coprodução: Globo Filmes

Direção: José Padilha

Roteiro: José Padilha e Bráulio Mantovani

2 comentários:

  1. Querida Carol,
    enxergar que estamos amarrados perigosamente a algo que não é mais sustentável é de longe um grande passo em direção a um mundo melhor
    Carol, tenho felicidade em ver o seu crescimento interior, as suas questões e seus questionamentos... não desista de nada, viva tudo e sinta tudo e opine e chegue as conclusões quando estas forem possíveis, algumas vezes achamos que demoramos tempo demais mas, é o tempo que nosso ser precisa para aprender e compartilhar,

    beijinhos no seu coração,
    Glorinha_b

    ResponderExcluir
  2. O "Sistema" não é algo independente ou de formação, na realidade, o tão falado é apenas um forma de padronizar ou adequar a maioria de acordo com interesse dos mantenedores do poder, sistema é como a palavra diz, significa organização e alinhamento. Portanto, é neste alinhamento que somos colocados e como achamos que este é único modo de viver, nós seguimos o sistema e ficamos atralados a "ele", porém , somos apenas marionetes controladas por pessoas que desejam continuar na mamata que vivem, sem preocupação nenhuma em melhorar a sociedade. Por isso lembre-se ser organizado não seguir padroes já instituidos, mas sim, ser reflexivo, saber se dirigir livremente e individualmente, para que construa um ótimo convívio social. Leia Malatesta e suas idéias sobre a Anarquia, e aí, você nunca mais vai aceitar essa palavra infame. Fora aos "Sistemáticos".

    ResponderExcluir